Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Saciedade

Quem me acompanha por aqui já me viu falar sobre comer APENAS até ficar satisfeito. Acontece que depois de tantos anos ignorando essa sinalização natural do corpo, passamos a não saber mais exatamente como ela é.

Quando criança a maioria de nós ouviu que TINHA QUE comer na “hora certa” e aprendeu a ignorar completamente as próprias necessidades a fim de agradar o adulto que batia palmas para cada colherada forçada.

Quem cresceu ouvindo que precisava “raspar o prato antes de se levantar da mesa” costuma ter dificuldade para assimilar a ideia da saciedade, principalmente porque o maior segredo para identifica-la é comer DE-VA-GAR.

Colecistoquinina, Peptídeo YY e Grelina, principais hormônios envolvidos na sinalização de saciedade, levam TEMPO para agir, portanto fazer uma refeição em cinco minutos realmente impede a percepção.

Além disso há quem use a desculpa de que deixar comida no prato é pecado – mas nota-se se tratar de uma desculpa porque “deixar no prato” não é a única opção. Guardar para comer em outro momento é, por exemplo, uma das saídas possíveis (particularmente a que mais uso), no entanto se seu pensamento não for treinado, isso pode parecer impossível.

A seguir, sugeri quatro dicas que podem te ajudar a dar o tempo necessário a refeição e assim conseguir assimilar a saciedade.

👉 DESCANSE os talheres para mastigar cada porção – e não se esqueça de respirar fundo enquanto mastiga, isso faz com que sintamos de forma mais intensa o sabor do alimento

👉 OLHE para comida – Arrume o prato de forma harmônica, vistosa aos olhos. Fotografe, se quiser. Tenha orgulho de suas boas escolhas

👉 CHEIRE cada garfada antes de levar a boca – O nariz fica pertinho dela justamente para que não se ingira algo estragado ou nocivo. Além disso apreciar o cheiro é parte essencial para que se aproveite o sabor

👉 SABOREIE cada garfada – Se garganta abaixo não se sente mais sabor, por que engolir tão rápido?

Vá com calma, mastigue, aproveite!

👉 GUARDE o que não for comer – mesmo se for apenas um pouquinho de comida. A ideia é mostrar ao seu cérebro que não há motivo plausível para comer além da conta. Nada se perderá.

Pesquisar
Últimas Receitas
Canal no YouTube
Reproduzir vídeo

Pagamento via PIX,
boleto ou cartão

Pagamento com 2 cartões
ou PIX + Cartão: