Em um prédio refinado no centro de Paris, com oito apartamentos habitados apenas por pessoas ricas e tradicionais, duas narradoras constroem a trama. Uma delas é a zeladora de meia-idade Renée, que esconde possuir grande inteligência e vasta e sofisticada cultura. A outra é Paloma, uma garota superdotada de 12 anos, caçula de uma abastada família que morava ali, e que se impõe um desafio terrível: ou descobre algum sentido para a vida, ou comete suicídio e incendeia o prédio no seu aniversário.
Observadoras e perspicazes, elas misturam argumentos filosóficos, revelações estéticas, birras de classe, maldades adolescentes, poemas orientais e filmes blockbuster para analisar a vida em si e os habitantes do prédio, com suas manias e segredos.
Um dia, um senhor japonês chamado Kakuro Ozu se muda para o prédio e a aventura começa. Sorridente e misterioso, ele saberá salvar Paloma e Renée da mediocridade geral e de seus próprios tormentos. A obra conduz os leitores a questões como o tempo, a justiça, a beleza, a arte e o amor.
A tradução do francês para o português, feita por Rosa Freire d’Aguiar, foi finalista no Prêmio Jabuti 2009.