3h em 3h, jejum, pré e pós

É de suma importância que se entenda: em nutrição existem inúmeras possibilidades, abordagens e técnicas diferentes. Não é errado comer de 3 em 3 horas, o errado é dizer que essa é a única forma correta de se alimentar, sob pena de ter o metabolismo reduzido e problemas de saúde a longo prazo. Não é…

Veja mais

A “moda” agora?

Um dos meus irmãos (sou a mais velha de seis) que nasceu na era da informática, se deparou outro dia com uma máquina de escrever em funcionamento e ficou estarrecido! “Uau! Ela imprime enquanto você digita!” Disse ele encantado com tanta “modernidade”. Eu ri daquilo. Mas hoje me peguei pensando que vivemos algo parecido, em…

Veja mais

A dieta é cara?

Essa é uma preocupação de algumas pessoas antes de iniciar uma alimentação natural. Será que é caro? Bom, a resposta é: Depende! Depende do que você vai querer comer! Se quiser comer ostras, mirtilos, camarões gordos, lagostim, aspargos, batatas-doces laranjas, cozido de macadâmias e afins, realmente vai ter que mexer muito no bolso! Mas comida…

Veja mais

A Perda da Referência

Nós mantemos crianças sentadas. Quase todos os dias por cinco ou seis horas na escola, mais duas ou três horas para estudos em casa, ou outros cursos. Em todo esse tempo não as ensinamos sobre como abrir um negócio, como escolher um bom companheiro, não magoar os amigos, ou como poupar dinheiro. É sobre a…

Veja mais

Açúcar de Coco

Quando o assunto é açúcar de coco há muita confusão! Nos últimos tempos esse item tomou as prateleiras e fez muita gente pensar que é uma opção incrível e sem nenhum tipo de efeito indesejado. E ai colocam em tudo! No bolinho, no abacate, nas receitas, no café, no chá..! O mais engraçado é que…

Veja mais

Até o Drauzio

Que belíssimo tempo para se viver! Aos pouquinhos a gente vai vendo a boa ciência ganhar espaço. Gente como eu e tantos outros profissionais que fazem parte da vanguarda dessa linha livre de dogmas de uma ciência retrógrada, começa a sentir que as pauladas não foram em vão! Hoje pela manhã abri meu e-mail e um…

Veja mais

Caldinho de Abóbora Cabotiã

Amo abóbora cabotiã! Pra fazer o caldinho nada mais simples: Refoguei cebola no azeite de oliva (poderia ter sido na manteiga, ou na banha de porco, sempre uso uma gordura natural) e acrescentei a abóbora picada, temperei com sal, noz moscada, pimentão picante em pó (bem pouquinho) e um mix de ervas que ganhei de…

Veja mais

Carência de nutrientes

Não há nenhum nutriente (vitamina, mineral, antioxidante, etc..) que exista somente, única e exclusivamente em grãos (arroz, feijão, aveia, grão de bico, quinoa, lentilha, etc..). Em termos de densidade nutricional, é muito mais interessante um prato cheio de vegetais diferentes + fonte de proteínas (carnes ou ovos) + fonte de lipídios (azeite, manteiga ou banha…

Veja mais